IPVA 2016: RJ, SP, MG, PE, RS | Um guia completo com tabelas, links e tutoriais…

IPVA 2016 – Saiba agora como pagar o IPVA 2016 do seu carro. Veja neste artigo a tabela completa com valores venais dos veículos e também um passo a passo de como realizar esse pagamento e ficar em dia com o Detran do seu estado.

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é recolhido pelo Detran de cada estado, onde é utilizado para subsidiar obras públicas (não necessariamente rodovias). É um imposto estadual, ou seja, todo o valor vai para os cofres do seu estado e o mesmo o emprega no Tesouro Nacional.

Cada estado tem procedimentos diferentes na hora de recolher o IPVA, por isso é importante voce está atento para a forma que o seu DETRAN recolhe, os prazos, datas e valores.

CURIOSIDADE: Dados do DETRAN SP mostram que foram arrecadados mais de R$ 13,4 bilhões em impostos do IPVA até outubro de 2015, só em São Paulo. E ai, qual seu sentimento em relação a isso? Será que tudo isso está sendo bem utilizado? 😉

Neste artigo, vamos te ajudar. Seremos o seu guia :))

Bem, como já falamos, cada estado tem um procedimento diferente. É bom estar atento aos valores que voce vai pagar.

Caso você seja de qualquer outro Estado, que não São Paulo, nesse artigo você encontrará um sumário completo com o seu estado, onde você poderá ver um guia com o procedimento de pagamento do IPVA 2016 em sua região. Continue lendo…

IPVA 2016

IPVA 2016

IPVA 2016 SP: Imposto ficará, em média, 3,3% mais barato!

O DETRAN SP divulgou os valores venais e o calendário do IPVA 2016 SP. Veja logo abaixo como fica as datas de pagamento do seu IPVA 2016 SP e marque para não esquecer.

É bom lembrar que o licenciamento, IPVA e o DPVAT são impostos obrigatórios, que devem ser pagos nas datas divulgadas pelo DETRAN de cada estado, ou integralmente (com algum desconto). Caso isso não ocorra, voce pode ter o carro apreendido e sua carteira de habilitação suspensa, além de multas e outras penalidades.

CURIOSIDADE: Porsche 918 Spyder tem IPVA mais caro para 2016: R$ 126,9 mil.

Tabela IPVA 2016 SP

Como dizemos, o DETRAN SP divulgou no final de novembro o calendário para pagamento do IPVA 2016 SP. Fique atento ao final de sua placa, confira os prazos e prepare o bolso ;D

ipva 2016 sp

ipva 2016 sp caminhões

Valor do IPVA 2016 SP

As aliquotas não mudaram para esse ano no IPVA 2016 SP. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Já para quem anda exclusivamente com álcool, gás ou eletricidade, mesmo que com uma combinação dos valores, têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla pagaram 4%.

CURIOSIDADE: Você sabia que o IPVA não serve necessariamente para construção ou manutenção de estradas? Ele é utilizado pelos estados para toda e qualquer obra pública. Portanto, cuidado em achar que só porque paga IPVA tem mais direito do que os outros nas pistas urbanas ou estaduais 😉 

Geraldo-Alckmin-Foto-Caetano-BarreiraReuters_LANIMA20110522_0057_30

Pagamento do IPVA 2016 SP

Os mais de 18 milhões de propriétarios de veículos  paulistas receberam avisos de vencimento dos boletos e posteriormente os próprios boletos com valores para vencer. Com eles, é possível realizar o pagamento direto e logo após, retirar o novo documento de licenciamento do seu veículo.

No entanto, para quem não receber ou precisa de mais informações relacionadas a débitos anteriores, valores, tabelas e 2 via do IPVA 2016 SP, o site oficial do DETRAN SP é o seguinte:

E os demais Estados? | Sumário Completo!

Voce conferiu acima as informações, valores, tabelas etc do IPVA 2016 SP, mas, se você não é de São Paulo ainda não saia desta pagina. Temos boas notícias para você. Temos vários posts publicados explicando como funciona e informações ATUALIZADAS sobre o IPVA 2016 do seu estado.

Clique no nosso sumário abaixo e confira especificamente os procedimentos para realizar o pagamento, ver tabelas e calendários do IPVA 2016 em seu estado.

IPVA 2016: RJ, SP, MG, PE, RS

Como os serviços online ficaram muito mais fácil solicitar o serviço sem ter que enfrentar os longos atendimentos presenciais. Pela internet também tem como ter acesso a esse recurso que você procura. Em vários estados isso já é possível.

No site da Secretaria da Fazenda é onde esse procedimento pode ser efetuado, ou no site do Detran. Para maiores informações deixamos os respectivos links para consulta abaixo:

Adiantamento do IPVA 2016.

Adiantamento do IPVA 2016.

Acha que faltou alguma coisa? Utilize o campo de busca do nosso site na parte superior direita para colocar qualquer dúvida relacionada a DPVAT, LICENCIAMENTO ou outras informações.

Deixe também um comentário. Estaremos sempre avaliando e respondendo, talvez até criando novos artigos com suas dúvidas.

9 Responses to “IPVA 2016: RJ, SP, MG, PE, RS | Um guia completo com tabelas, links e tutoriais…”
  1. WENDEL MERGAR SANTANA
  2. regina Célia
  3. Vilomar Pereira
  4. CELI DE OLIVEIRA
  5. cleison
  6. cleison
  7. Hilda Maria Balbino

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *